top of page
Logo JM_edited.jpg

SOBRE A SASBJP "A CASA JOÃO MOURA"

Nossa história

Um pouco sobre a história de nossa organização social:
A Associação Serviços Assistenciais Senhor Bom Jesus dos Passos – SASBJP foi fundada em 1986 por um grupo de voluntários que atendiam guardadores de carros da Av. Henrique Schaumann, no bairro de Pinheiros – São Paulo.
Em 1991 a Associação estendeu esse atendimento às famílias vulneráveis socialmente e pessoas que viviam pelas ruas, iniciando em 1993, em parceria com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Social, os trabalhos da Casa de Convivência João Moura em um imóvel cedido pela Arquidiocese de São Paulo, para atendimento junto a população em situação de rua.
No ano de 2001 vários projetos sociais faziam parte da organização, todos voltados para o atendimento da população em situação de rua.
Em 2005, a Casa de Convivência João Moura ainda era conveniada com a Secretaria de Assistência Social, porém neste mesmo ano a Secretaria rompeu o convênio com a Associação. Ainda em 2005, uma nova diretoria foi formada e iniciou-se assim, um novo projeto de moradia para a população de adultos do sexo masculino em situação de rua.
Em 2005/2006 recebemos uma verba da entidade alemã MISEREOR, com a qual pudemos realizar toda a reforma do espaço físico do imóvel da Rua João Moura.
Devido à grande demanda de dependentes químicos e alcoolistas entre os moradores surgiu a necessidade de um novo espaço sócio ocupacional para o enfrentamento desta questão, buscando novos requisitos e habilidades, visando uma melhor integração entre as redes de saúde física e mental, a diretoria da Associação qualificou-se participando de cursos de capacitação com a temática: Prevenção ao uso indevido de drogas.
Em parceria e coordenação da médica veterinária Dr. ª Ana Carolina Gomes da Costa, desenvolvemos a terapia assistida por animais domésticos
Em parceria e coordenação da Fisioterapeuta Regiane Rodrigues da Silva, implantamos o Projeto Acupuntura Auricular – Protocolo de Apoio à Desintoxicação com técnica terapêutica de apoio à desintoxicação, atuando principalmente no quadro de dependência química, ansiedade, compulsão, qualidade do sono, tabagismo.
A partir de 2008 em parceria com o Esporte Clube Corinthians Paulista, tivemos a autorização para o uso da marca na venda de camisetas, no projeto “Memórias que nunca se acabam”, uma homenagem a alguns membros da diretoria que se tornaram verdadeiros heróis e marcaram história no futebol Paulista.
A partir de 2010, com o fortalecimento das parcerias e do trabalho voluntário, iniciou o Programa de Reinserção Social, em parceria com o fórum de Pinheiros e da Barra Funda, onde começamos a receber ajuda financeira (Pecúnia), e pessoas para o cumprimento de pena na forma de prestação de serviços à comunidade - PSC. Em 2014 estabelecemos uma parceria com a Justiça Federal por meio do CEPEMA e começamos a receber prestadores de serviços encaminhados pelo órgão.
No ano de 2011, além da manutenção das parcerias, tivemos um aumento considerável de parceiros pontuais, como o apoio da Cooperativa - Coopamare (Cooperativa de Catadores de papel, papelão, aparas e materiais reaproveitáveis). A Cooperativa incluiu vários moradores da casa (Casa de Convivência João Moura) no mercado de trabalho.
Destacamos aqui também as participações da organização social em eventos como:
·         Participação na Feira Apas ANOS: 2011, 2012, 2013
·         Participação na Feira Ong Brasil ANOS: 2010, 2011, 2013.
·         Bazar do Bem Possível – Clube Pinheiros ANOS 2011,2012, 2013, 2014
Em 2014 além da manutenção de todos os programas, ampliamos nossas parcerias e abrimos um Brechó permanente na própria sede com objetivo de geração de renda para ajudar na manutenção do projeto aonde a gestão era realizada pelos moradores.
Em 2014 completamos nossa 8ª Feijoada Beneficente onde arrecadamos fundos para os serviços da organização. No mesmo ano, estabelecemos uma parceria com o São Paulo Futebol Clube
Em abril de 2012, 2013, 2014 a Associação estabeleceu parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem - DER, setor da Secretaria de Logística e Transporte na Caminhada Solidária da Campanha do agasalho.
A Associação foi convidada a participar na Campanha Contra as Drogas, no estádio do Itaquerão. Neste evento, participaram alguns membros da diretoria e moradores da casa puderam relatar sobre suas perdas e experiências no submundo das drogas (palestra assistida pelos funcionários da Empresa Odebrecht, empresa responsável pela construção do novo estádio do Corinthians).
Após todos esses anos, de tantas histórias e trocas de conhecimento que aconteceram entre todos que por ali passaram, quer na condição de empregados, voluntários e as pessoas que foram acolhidas, a entidade não satisfeita, acreditava que precisava fazer mais e, por conta dessa vontade, firmou em 2012, parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – SMADS por meio do Termo de Colaboração da Instituição de Longa Permanência para Idosos do Butantã – ILPI Butantã.
Após a celebração deste convênio na região do Butantã, a entidade já firmou mais outras parcerias com a PMSP/SMADS: Em 2014 foi firmado o convênio Projeto Especial Autonomia em Foco II no bairro da Liberdade; no mesmo ano foi implementada a Residência Inclusiva para Jovens com Deficiência – Pérolas do Bom Jesus na Barra Funda; no ano de 2016 foi celebrado o convênio do Centro de Acolhida Especial para Idosos – Morada São João no bairro da República; neste mesmo ano foi implementado o Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes – SAICA Estrelas do Bom Jesus no bairro da Bela Vista.
Por meio da expertise adquirida na execução dos convênios com a pasta, a entidade foi convidada a assumir convênios em caráter emergencial: sendo assim em julho de 2017 assumimos o SAICA – Querubins do Bom Jesus no bairro do Butantã; e em outubro do mesmo ano assumimos o SAICA – Catavento do Bom Jesus no bairro da Bela Vista; em setembro de 2019 assumimos o Serviço de Medidas Socioeducativa em meio aberto – SMSE/MA no bairro da Vila Mariana, que posteriormente no ano de 2020 assumimos o referido convênio de forma definitiva após participação em certame público.
No ano de 2020 recebemos o convite da Secretaria para implementarmos três novos Centros de Acolhida para população em situação de rua em caráter emergencial, um localizado no bairro de Santo Amaro, outro na Barra Funda e o terceiro no bairro de Santana. Sendo que este terceiro centro de acolhida citado é destinado apenas para o sexo feminino.
A parceria com SMADS/PMSP garante a manutenção das necessidades básicas dos serviços por meio do repasse mensal de verba para custeio de itens como alimentação, produtos de higiene, produtos de limpeza, além da contratação de empregados celetistas para atendimentos de diferentes públicos alvo da assistência social.
Abaixo uma imagem com a Linha do tempo dos serviços conveniados da SASBJP em parceria com a PMSP/SMADS:

linha do tempo sasbjp .jpg
5a251ee7-4ebf-47dc-8166-df022844e0d6.jpg

Nossa Missão: Democratizar os acessos as políticas públicas, através de serviços sociais de qualidade, fortalecendo a autonomia, mobilização social e a garantia de direitos.

Renato P. Hebling

Presidente SASBJP

bottom of page